Uma trajetória de luta por mais de nós no poder
Coordenadora Nacional do Coletivo Enegrecer, Dara Sant’anna faz parte da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro Unificado-MNU, Diretora de Combate ao Racismo da UNE 2017-2019 e Membro do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial 2017-2019.
Apresentação da candidata
Nasci numa ocupação urbana, espaço construído pela luta de trabalhadores e trabalhadoras por moradia em um período, tal como agora, de profunda crise: desemprego em alta e escassez de direitos e recursos. Nessa vivência, tudo era coletivo. O preparo dos alimentos, as tarefas domésticas, o cuidado com as crianças e idosos. Lembro da sala da minha casa ser espaço de leitura e brincadeira para as crianças e reunião de organização para os adultos. Cresci aprendendo a importância de reconhecer no outro um pouco de mim mesma, de compartilhar a vida, sonhos e esperanças.
Sou filha de um casal de trabalhadores que sempre estiveram envolvidos em movimentos sindicais e sociais. Aprendi, desde cedo, que uma vida melhor não é fruto só de esforço individual, mas da luta coletiva e organizada pela garantia do bem-estar para todos e todas – saúde, moradia, educação, cultura e diversos de direitos sociais historicamente negados aos mais pobres.
Comecei minha trajetória no movimento estudantil, no Colégio Pedro II, participando das lutas em defesa da educação pública, e ao mesmo tempo fazia curso técnico em Gestão em Serviços de Saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, onde me apaixonei pelo SUS e pelo movimento da Reforma Sanitária.
Na UFF, onde cursei Direito, vivi o momento de ampliação das vagas e expansão das universidades públicas promovido pelos governos do PT. Ainda no movimento estudantil, fui eleita para a diretoria de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Conselheira Nacional de Promoção de Igualdade Racial, participando ativamente dos debates sobre a lei de cotas nas universidades, das lutas por assistência estudantil e direitos para a juventude.
Carrego na minha trajetória as experiências das lutas feminista e antirracista, militando na Marcha Mundial das Mulheres (MMM), no Movimento Negro Unificado (MNU) e na coordenação nacional do Coletivo Enegrecer. A luta coletiva me formou com a pedagogia dos movimentos sociais, com a identidade de um povo que quer e necessita de mudança.
No PT, ainda adolescente, encontrei o ambiente mais propício e pessoas dispostas a transformar minha revolta com este sistema excludente, machista, racista e predatório em compartilhamento de sonhos e organização de um projeto alternativo de sociedade. Me engajei nas campanhas e na construção partidária, participei das eleições de Dilma para a presidência e atuei ativamente na luta contra o golpe de 2016, trágica ruptura democrática que nos mergulhou em desemprego, perda de direitos, aumento da fome e da pobreza.
Entendo que a alternativa para a saída de nossos impasses é coletiva e precisa do compromisso de cada pessoa com a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. As decisões sobre nossas vidas precisam passar pelas nossas mãos! Escrevemos nossas histórias com nosso trabalho e precisamos ser donos dela. Estou candidata a Deputada Estadual no Rio de Janeiro, fortalecendo um amplo movimento para eleger Lula presidente e Freixo governador. É urgente derrotar Claudio Castro, Bolsonaro e a extrema direita que ascendeu no RJ e no Brasil.
Vamos construir juntos o Rio de Janeiro e o Brasil que sonhamos. Te convido a firmar um compromisso de esperança e eleger MAIS DE NÓS!

Propostas de campanha e projetos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Contribua com a mudança que precisa acontecer!
Sua contribuição vai ajudar com que a nossa mensagem de mudança chegue para mais e mais pessoas.
Assista nosso vídeo de campanha!
Entre em contato!
Preencha o formulário com suas dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. Vale também para quem quer receber novidades sobre a campanha!

